segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fitas da S.

Hoje trago algumas das fitas que pintei para a minha filha S. para a «Queima das Fitas».



Muitas amigas  têm-me perguntado sobre o que acontece na queima das fitas, pois no país delas, não há esta tradição. Eu explico (no caso da minha filha)

Esta tradição teve início em Coimbra e a partir daí foi-se espalhando pelas outras universidades.






  • De manhã há a entrega, feita pelo Reitor , da pasta a cada um dos finalistas, a qual contém todas as fitas assinadas com as dedicatórias, e é nominal;
  • Por volta das 11 horas tem lugar a missa ao ar livre, no campo de futebol, pois só assim poderão assistir todos os alunos e seus familiares; esta missa foi presidida pelo bispo, e quase no final da missa, os enfermeiros finalistas fazem o seu juramento solene, e de seguida, o bispo benze todas as pastas; após a benção, todos os finalistas fazem uma ovação, levantando as pastas e agitando-as (as fitas como têm cerca de 80 cm, ficam com as pontas caídas para fora das pastas), e é ver fitas de todos os cursos e de cores diferentes a esvoaçar, é lindo; acabada a missa, cada finalista vai almoçar com os familiares;

  • À tarde, faz-se a chamada «queima das fitas»: cada finalista tem uma fita com cerca de 30cm de comprimento e 2 dedos de largura, antes, deu aos amigos e familiares, e cada pessoa escreve, de um lado um defeito e do outro, uma virtude do finalista. Numa mesa há um recipiente em barro com lume dentro, e o finalista e um convidado, que pode ser o padrinho de praxe, corta a fita ao meio e deita a parte onde foram escritos os defeitos no fogo.

  • Termina assim a festa, que irá culminar com o Baile de Finalista.

Em algumas Universidades, há um cortejo com os finalistas e os caloiros, e percorrem algumas zonas da cidade.

3 comentários:

  1. olá, td bem?
    as fitas estão um mimo,parabéns.
    fica bem,jinhos***

    ResponderEliminar
  2. Lindas!!! Suas ilustrações são lindas demais, querida Ione!! Parabéns!! As meninas devem ter adorado suas fitas!!
    Lindo trabalho!!
    Amiga, chegamos tarde da noite, ontem! Só agora consegui sentar ao computador...puxa, que correria!! Vou ler com calma seu email e lhe respondo o mais rápido que puder!!
    Saudades!! Bela

    ResponderEliminar
  3. Olá obrigada por ter ido ao meu Blog e ser minha seguidora, eu ainda sou nova por essas andanças (blog)e tenho ainda muitas dificuldades.

    Eu já ando a ver o seu blog desde o mês de Março, altura em que a Belita me informou.

    eu tambem gosto muito de trabalhos manuais, bordados, rendas, malhas,Decopage,pintura em vitral,tecidos, telas Estanho,Biscuit, etc.
    tudo que vejo quero logo experimentar e sei que tambem a Ione é muito habilidosa eu não sou tanto, mas gosto de ter algo para fazer.

    beijinhos

    conceição Pimentel

    ResponderEliminar

...