domingo, 12 de dezembro de 2010

Bolo de Figo




Aqui onde moro é costume fazerem com os figos secos, um bolo denominado Bolo de Figo. Qualquer pessoa que tenha figos secos, amêndoa e muita paciência, poderá faze-lo.


Eu fiz, e dê-lhes a forma de uma tortinha, mas poderá ser feito redondinho. Vou aproveitar alguns para o natal. Apesar de ser uma bomba calórica, tem duas vantagens, com a forma de tortinhas, poderemos partir umas fatias pequenas e muito fininhas, e guardado no frigorifico, dura mais de um ano.


Aqui vai a receita.


Bolo de Figo

Ingredientes

  • 1kg de figos secos
  • 1 kg de açucar

  • 300g de amêndoas sem pele
  • 1 copo de aguardente de anis

  • 2 colheres de sopa de erva doce

  • 2 colhers de sopa de chocolate em pó

  • 2 colheres de sopa de canela

Modo de preparar


Usando o picador de carne manual (nas picadoras electricas fica tipo papa, não convém) pique simultâneamente figos e amêndoas. Num tacho, junte este preparado com todos os outros ingredientes. Leve ao lume brando, mexendo sempre, e quando a massa estiver toda ligada, retire. Deite sobre papel manteiga e forme as tortinhas.

Reserve algumas amêndoas para a decoração.

Embrulhe em papel manteiga e guarde no frigorifico.

3 comentários:

  1. Ione, querida, tudo perfeito!!! Doce, prato, doyle!!! Que imagem linda vc nos traz hj!!! E parece que seu doce de figo está muuuuito saboroso!!! Se morasse pertinho de vc correria até sua casa para provar essa gostosura!!!
    Beijos mil e uma semana linda! Bela

    ResponderEliminar
  2. Humm... adorei a receita...
    Se me permites, vou dar-te uma sugestão para experimentares... experimenta trocar o chocolate por fainha de alfarroba... deve ficar também uma maravilha!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, no próximo ano quando fizer vou seguir a tua sugestão.
    Bjs

    ResponderEliminar

...