domingo, 23 de janeiro de 2011

A lenda das amendoeiras do Algarve

É no mês de Janeiro que as amendoeiras começam a dar flor, flores estas de uma beleza sem igual.


Mas não tinha sentido colocar aqui umas imagens destas flores sem vos contar a sua lenda.












Lenda das amendoeiras do Algarve

Á muito tempo, antes da independência de Portugal, quando o Algarve pertencia aos mouros, avia um rei que desposara uma rapariga do Norte da Europa, à qual davam o nome de Gilda. Era encantadora esta criatura, a quem todos chamavam, a «Bela do Norte», e por isso não admira que o rei, de tez cobreada, tão bravo e audaz na guerra, a quisesse para rainha.

Apesar das festas que houve nessa ocasião, uma tristeza se apoderou de Gilda. Nem os mais ricos presentes do esposo, faziam nascer um sorriso naqueles lábios, agora descorados: «a Bela do Norte» tinha saudades da sua terra.


Mas toda a sua tristeza era devida a não ver campos cobertos de neve, como na sua terra.

O grande temor de perder a esposa amada surgiu e então o rei teve uma boa ideia.

Deu ordem para que em todo o Algarve se fizessem plantações de amendoeiras, e no princípio da Primavera, já elas estariam cobertas de flores.

O bom rei, antevendo a alegria que Gilda avia de sentir, disse-lhe:
- Gilda, vinde comigo à varanda da torre mais alta do castelo e contemplarás um espetáculo encantador!

Logo que chegou ao alto da torre a rainha bateu palmas e soltou gritos de alegria ao ver todas as terras cobertas de um manto branco, que julgou ser neve.
-Ve-de- disse-lhe o rei sorrindo - como Alá é amável convosco, os vossos desejos estão cumpridos!
A rainha ficou tão contente que dentro em pouco estava curada. A tristeza que a matava lentamente desapareceu e Gilda sentia-se alegre e satisfeita junto do rei que adorava.
E, todos os anos, no início da Primavera, ela via do alto da torre, as amendoeiras cobertas de flores brancas, que lhe lembravam os campos cobertos de neve, como na sua terra.


In,web.educom.pt



(Ao texto foi aplicado o acordo ortográfico)

3 comentários:

  1. Ai, Ione, que lenda mais linda! Amiga, querida, as amendoeiras são lindas, as flores mais lindas que já vi! Vou guardar esta história em meu coração e contá-la para minha pequena Aila! Muito obrigada pelo post tão delicado! Gosto bastante de estar aqui! Beijos!! Bela

    ResponderEliminar
  2. Que bonito...adoro histórias, são mágicas! Lindas flores.

    beijo
    Cidinha

    ResponderEliminar
  3. Ione, me arrepiei lendo essa lenda!! Que flores maravilhosas!! Nunca tinha visto! Que história magnífica e de tanto amor!!!
    Adorei!

    Beijos no coração,
    Ana

    ResponderEliminar

...