quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Prendinhas (II)

Além das prendinhas do post anterior, também fiz uns mini cabazes para oferecer.




Faziam parte destes, um pequeno bolo de natal que fiz, receita da minha terra, depois hei-de colocá-lo aqui. Usei uns tachinhos pequenos a fazer de forminhas , e tinha cá em casa umas latinhas, que eram mesmo à medida para colocar o bolo lá dentro, inspirei-me aqui. Se tivesse pensado nisto antes, até tinha reciclado as latinhas, mas fica para um próximo natal. Comprei papel de seda verde e depois de os embrulhar em papel manteiga, coloquei à volta o papel de seda.


Seguidamente, fiz o mesmo com o bolo de figo, e com recurso ao computador e às imagens que tinha, fiz uns autocolantes para ambos os bolos.



Enchi o frasco com as azeitonas britadas, coloquei um laço vermelho. A única coisa que comprei foi os cestinhos.
A s azeitonas britadas foi trabalho, dividido a meias com o marido.



Como se fazem as azeitonas britadas? (isto à moda do local onde moro).

São apanhadas ainda verdes (apanhamo-las em Outubro), e uma a uma, com um martelo dá-se uma pancadinha, de modo a abrirem, mas não se esmagarem (não se deve fazer o golpe com uma faca, pois o sabor não fica o mesmo).

Seguidamente colocam-se num recipiente (usei garrafões de plástico) com água, e vai-se mudando diáriamente a água . Passado um mês aproximadamente, provam-se e se ainda tiverem um sabor amargo, devem ficar mais tempo em água, caso contrário, estão prontas a adicionar-se o sal. Deixamos ficar assim por mais uns dias para tomarem o sal.

A partir daqui, dividem-se por vários recipientes (podem ser frascos ou caixas plásticas) e à medida que forem sendo usadas, de véspera adicionar oregãos. Ficam uma delícia, mas minhas amigas, cuidado com o sal, olha a tensão alta! :) :).


Caso fiquem salgadas, é só mudar a água várias vezes, antes de adicionarem os oregãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

...